Quais são as fronteiras do Jaraguá?

O Jaraguá é um bairro ou um distrito? Quando foi fundado? Quais os seus limites territoriais? Quem é o seu dirigente? Onde é sua sede administrativa?

De acordo com a Lei Municipal nº 11.220/92, o Jaraguá é um dos 96 distritos da cidade, precisamente o de número 86 assinalado no mapa 1 (clique para ampliar). Esse lugar está posicionado na região noroeste do município, tendo sido aí informalmente fundado em 1891 com a criação da estação Taipas de trens (renomeada nos anos 1940 como estação Jaraguá) e oficialmente registrado como distrito em 1948 depois de ter sido desmembrado do distrito de Perus.

Mapa 1: distritos da cidade de São Paulo
Mapa 1: distritos da cidade de São Paulo

Ele faz parte de uma das 32 prefeituras regionais de São Paulo, a de Pirituba/Jaraguá/Parque São Domingos constituída também pelos outros dois distritos que são mencionados em sua denominação (vide parte amarela assinalada como "Pirituba" no mapa 2).

Mapa 2: Prefeituras Regionais de São Paulo
Mapa 2: Prefeituras Regionais de São Paulo

A Prefeitura Regional Pirituba/Jaraguá/Parque São Domingos é administrada por um prefeito regional, que é geralmente substituído toda vez que um novo prefeito municipal é eleito. Sua sede fica na rua Luis Carneiro, 193, em Pirituba. A instituição também tem uma praça de atendimento na avenida Dr. Felipe Pinel, 12. O prefeito regional e seus assistentes trabalham nestes locais de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 18h00.

Quanto às suas fronteiras, o distrito Jaraguá abrange o espaço de 8 km por 3,5 km (cerca de 28 km²) que vai desde o Pico do Jaraguá até a Borda da Cantareira Núcleo Taipas (no sentido oeste-leste) e do trecho do Rodoanel próximo à Vila Aurora ao morro do Jardim Bandeirantes/divisa com Pirituba (no sentido norte-sul), como pode ser visto no mapa 3.

Mapa 3: distrito Jaraguá
Mapa 3: distrito Jaraguá

Atualmente, o distrito Jaraguá conta com uma população superior a 208 mil habitantes com previsão de crescimento para mais de 317 mil nos próximos 25 anos, segundo projeções da Prefeitura de São Paulo veiculadas na matéria "Os dez distritos em São Paulo que mais ganharão moradores até 2040" do portal Estadão.

O Jaraguá é distrito e bairro ao mesmo tempo?

Para a Prefeitura de São Paulo, bairro e distrito são palavras que nomeiam coisas diferentes. Dentro desta abordagem, o Jaraguá é um distrito conforme o mapa 3, porém, dentro dele existe o bairro Jaraguá (que fica mais ou menos ao lado oeste da linha férrea) e o bairro de Taipas (que fica ao leste da linha férrea), os quais não possuem mapas específicos.

Em outras palavras, como os distritos são as menores unidades administrativas formais da cidade, eles possuem limites territoriais oficiais como visto no mapa 3. Já os bairros, no entanto, não têm mapas oficiais divulgados, de modo que seus limites são estipulados por códigos de endereçamento postal, além do que também são frequentemente determinados informalmente pelos moradores.

A título de curiosidade, no ano de 2006, o Projeto de Lei n° 350/06 escrito pelo vereador Chico Macena tramitou na Câmara Municipal de São Paulo com a finalidade de criar o distrito de Parada de Taipas no Município de São Paulo, porém, não obteve sucesso. Se esse projeto tivesse sido validado, o Jaraguá teria sido dividido em dois para formar o distrito de Taipas e hoje teríamos 97 ao invés de 96 distritos na cidade.

Bairros e distritos na mídia

Nos veículos de informação como os portais, jornais, revistas, etc., da pequena, média e grande imprensa, muitas vezes as palavras bairro e distrito são tratadas como sinônimas, isto é, significam a mesma coisa.

No livro DNA Paulistano publicado pelo Datafolha, Publifolha e Folha de São Paulo em 2009, por exemplo, a palavra distrito é mencionada na capa, mas nas páginas internas os redatores chamam uma vez ou outra aos 96 distritos ali especificados pela nomenclatura "bairros". No Jaraguá SP Post tem-se seguido pela mesma linha. Além disso, neste veículo de informação procura-se não polarizar o distrito Jaraguá em dois bairros (o de Taipas e o de Jaraguá), mas abranger as suas mais de 40 vilas, comunidades, conjuntos habitacionais e aldeias indígenas, confira:

OBS.: clique nos links para acessar textos do projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá".
Sendo assim, dentro do distrito Jaraguá localizam-se o CEU Pêra Marmelo; as estações Vila Aurora e Jaraguá; os clubes Taipas e CDC Arena Taipas; o Cantareira Norte Shopping; o Hospital Geral de Taipas; a Biblioteca Pública Érico Veríssimo; os parques Pinheirinho D’Água, Senhor do Vale e Estadual do Jaraguá; o Coreto de Taipas; mais de 130 escolas; além dos pontos mais altos do município de São Paulo, os quais são o elevado ou pico das Torres Parque Taipas (+/-1.211m), o Pico do Jaraguá (1.135m) e o Pico do Papagaio (1.127m), dentre outros pontos de referência.

* Este texto foi atualizado no dia 18/dez/2017.

Sobre o autor:
Jaraguá SP Post Redação do Jaraguá SP Post.

Comentários

  1. O bairro do Distrito do Jaraguá que mais desenvolve é a PARADA DE TAIPAS e não consta na relação dos bairros e vilas acima. Aparece como Parada? Nome usado na epoca dos meus avós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. As definições/limites dos territórios das vilas são confusas. Os mapas a que temos acesso via internet indicam que há no distrito Jaraguá as vilas de Parada, Vila Nova Parada, Parque Taipas e Jardim Taipas, as quais (juntas) devem formar o território que as pessoas chamam de Parada de Taipas.

      Excluir
    2. Em outras palavras, a Parada de Taipas provavelmente não é uma vila, mas um aglomerado de vilas.

      Excluir

Postar um comentário