Quais são as fronteiras do bairro Jaraguá?

Borda da Cantareira fotografada a partir do topo do Pico do Jaraguá
Borda da Cantareira fotografada a partir do topo do Pico do Jaraguá
A maioria dos moradores e turistas da região não sabe dizer ao certo quais são os limites do Jaraguá e, mais do que isso, não consegue entender e nem separar o bairro (também chamado de distrito) das vilas contidas dentro dele e da subprefeitura que o abarca.

Para complicar, os mapas da prefeitura de São Paulo limitam o território de um jeito diferente do que faz o Google Maps, que é um dos aplicativos mais utilizados pelas pessoas para acessar este lugar ímpar da cidade mais populosa do Brasil.

A título de exemplo, quando você entra no Google Maps e digita a palavra-chave "Jaraguá São Paulo", o software gera como resposta o seguinte mapa (que não condiz com a realidade):

O Jaraguá, segundo o Google, é apenas a parte delimitada em vermelho
Segundo este mapa errôneo, o Jaraguá seria apenas a
parte delimitada em vermelho pois, para o Google,
a Borda da Cantareira (na cor verde à sua direita
no mapa e fotografada anteriormente) não faz parte
do bairro. Já nos mapas oficiais da prefeituraa
Borda da Cantareira faz parte do bairro Jaraguá,
como veremos a seguir.

Não sei dizer qual parâmetro o Google usou para delimitar a região desta forma. Seja como for, o ideal é que nós usemos os mapas oficiais da prefeitura de São Paulo, nos quais o Jaraguá é representado de duas formas sendo uma delas como Subprefeitura Pirituba/Jaraguá:

A subprefeitura Pirituba/Jaraguá (no alto, à sua esquerda, em amarelo) é uma das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. Ela engloba os bairros de Jaraguá, Pirituba, e Parque São Domingos.
A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá (no alto, à sua esquerda, em amarelo) é
uma das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. Ela
engloba os bairros de Jaraguá, Pirituba e São Domingos.

Já a outra forma de representação é como bairro/distrito Jaraguá, o qual está contido dentro da área da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, como você pode observar:
Neste mapa, o bairro ou distrito Jaraguá é representado pelo número 86. Junto com as regiões representadas pelos números 92 (Pirituba) e 95 (São Domingos), ele forma a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.
Neste mapa, o bairro ou distrito Jaraguá é representado pelo número 86.
Junto com as regiões representadas pelos números 92 (Pirituba) e 95
(São Domingos), ele forma a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.

Agora que já sabemos separar o que é o território do bairro ou distrito e o que é o território da subprefeitura, vejamos mais de perto quais são as fronteiras e características do bairro Jaraguá:

O Jaraguá é 1 dos 96 bairros/distritos da cidade de São Paulo.
O Jaraguá
é 1 dos 96
bairros/distritos
da cidade de
São Paulo.
(Clique para
ampliar)

Como se pode ver no mapa, o bairro Jaraguá tem como fronteiras a Borda Cantareira Núcleo Taipas (ao Leste),  o Pico do Jaraguá (ao Oeste), a rua Luís Saladin encostada ao Rodoanel (ao Norte) e a rua Alpes do Jaraguá na divisa com Pirituba (ao Sul). Sendo assim:
  • Da fronteira Leste até a fronteira Oeste, o bairro tem aproximadamente 8 quilômetros;

  • Da fronteira Norte até a fronteira Sul, o bairro tem aproximadamente 3,5 quilômetros.
Neste território de aproximadamente 28 quilômetros quadrados (27,6 segundo a prefeitura) chamado "bairro/distrito Jaraguá" vivem cerca de 201 mil habitantes, isto é, 3 vezes mais do que a cidade de Jaguariúna, 2 vezes mais do que a cidade de Caieiras e 50 mil habitantes mais do que a cidade homônima denominada Jaraguá do Sul (SC).

Esse bairro paulistano com população que muitas vezes supera a de cidades mais antigas que ele próprio é dividido em pequenas vilas, são elas:

OBS.: clique nos links para acessar textos do projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá".
Por fim, dentro dessas fronteiras localizam-se o Pico do Jaraguá (1.135 metros de altitude) e o Pico do Papagaio (1.127 metros de altitude), que são os pontos mais altos* da cidade e que, juntamente com as centenas de prédios dos conjuntos habitacionais do distrito concedem à região o traço marcante da "verticalidade"**. O Jaraguá é, por isso, o bairro mais vertical de São Paulo.

_____
* Há controvérsias sobre esse assunto. Leia "Reviravolta: Pico do Jaraguá não é o mais alto da cidade de São Paulo, sugerem cicloturistas" para saber mais.


** O termo "verticalidade" não é usado aqui estritamente em seu sentido geográfico, o qual caracteriza a quantidade de prédios de uma região, pois nesse sentido o Jaraguá não é o mais vertical, mas tão somente um dos mais verticais de São Paulo. A palavra "vertical" é usada aqui no blogue Jaraguá SP muito mais em seu sentido figurado em relação a altitude (distância vertical entre dois pontos), condição em que o bairro se destaca dos demais.


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. O bairro do Distrito do Jaraguá que mais desenvolve é a PARADA DE TAIPAS e não consta na relação dos bairros e vilas acima. Aparece como Parada? Nome usado na epoca dos meus avós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. As definições/limites dos territórios das vilas são confusas. Os mapas a que temos acesso via internet indicam que há no distrito Jaraguá as vilas de Parada, Vila Nova Parada, Parque Taipas e Jardim Taipas, as quais (juntas) devem formar o território que as pessoas chamam de Parada de Taipas.

      Excluir
    2. Em outras palavras, a Parada de Taipas provavelmente não é uma vila, mas um aglomerado de vilas.

      Excluir

Postar um comentário