Projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá"

Desde 7 de agosto de 2016 está em andamento o projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá" realizado pelo editor deste blogue, o jornalista Marinaldo Pedrosa.

Durante as visitas aos mais de 40 vilarejos espalhados pelos 27,6 quilômetros quadrados do distrito, o jornalista ouve e documenta os dizeres dos moradores que se dispõem a participar.

Em geral, as pessoas comentam como é viver em suas vilas, falam sobre o passado distante e o passado recente, mencionam situações corriqueiras do dia a dia e explicam quais são as carências do local onde vivem.

No trajeto, diferentes motivos de cada vilarejo são fotografados e, às vezes, filmados com o intuito de se criar um mosaico de imagens e dados que, juntos, constituem o que chamamos de bairro Jaraguá.

O bairro Jaraguá é o território de 27,6 quilômetros quadrados margeado pelo Parque Estadual do Jaraguá (onde está o Pico do Jaraguá), pelo Rodoanel, pela Borda da Cantareira (Núcleo Taipas) e pelo Jardim Bandeirantes (Divisa com Pirituba), vide mapa.
O bairro Jaraguá é o território de 27,6 quilômetros quadrados margeado
pelo Parque Estadual do Jaraguá (onde está o Pico do Jaraguá),
pelo Rodoanel, pela Borda da Cantareira (Núcleo Taipas) e
pelo Jardim Bandeirantes (Divisa com Pirituba), vide mapa.
Todas as informações apuradas ao longo das visitas são editadas em textos em prosa, os quais são publicados um a um aqui no blogue, confira na lista a seguir:

OBS.: os itens com links abrem os textos que já foram publicados e os sem links terão seus textos publicados em breve, na medida em que as expedições forem realizadas.
Esta é a primeira vez na história que uma iniciativa do tipo é realizada no bairro. As informações levantadas poderão ser usadas por terceiros sob licença Creative Commons do tipo "Attribution-Share Alike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)", a qual permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, bem como copiá-lo e redistribuí-lo em qualquer meio ou formato de forma razoável desde que:
  • Seja citado o nome do blogue "Jaraguá SP" e do seu link <www.jaraguasp.blogspot.com> como fonte;
  • Seja indicado que os textos utilizados sofreram alterações (se houverem);
  • O local onde os textos ou trechos deles serão publicados não tenham fins lucrativos;
  • Seja mencionada a licença "Attribution-Share Alike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)" junto aos textos utilizados.
É possível usar o conteúdo do projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá" em trabalhos escolares, pesquisas de turismo, estudos para aumentar os conhecimentos pessoais, para compreender melhor o bairro seja como turista ou como morador, entre outras atividades.
Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. soraia souza cardoso26 de agosto de 2018 às 17:06

    Marinaldo,
    Sou moradora antiga do bairro São João e tenho fotos e historias para compartilhar. Um fato importante que acontecera e o aniversario de 40 anos da E.E. Italo Betarello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Soraia. Me envie as suas histórias para o meu e-mail pedrosa.marinaldo@gmail.com . Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário