Coreto de Taipas é uma das edificações culturais mais antigas do distrito Jaraguá

O Coreto de Taipas é um palanque ao ar livre construído no cruzamento da Estrada de Taipas com a avenida Raimundo Pereira de Magalhães no Jardim Marilu que, por sua vez, é um dos vilarejos do distrito/bairro Jaraguá (de acordo com os mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo).

Foto 1: Coreto de Taipas nos tempos atuais. Foto: blogue "Taipas: o passado e o presente"
Foto 1: Coreto de Taipas nos tempos atuais.
Foto: blogue "Taipas: o passado e o presente"
O local onde ele foi edificado era um antigo ponto de parada de tropeiros, os quais permaneciam ali por algum tempo com o objetivo de descansar a boiada que conduziam desde a cidade de Campinas até o local que hoje conhecemos como distrito de Pirituba, onde havia um matadouro.

Não se sabe exatamente quando o coreto foi erguido na região, no entanto, documentos publicados em vários sites na internet nos dão a conhecer que ele já existia nos anos 1960 (Foto 3) e que provavelmente pode ter sido construído em alguma data entre os anos 1920 e 1950 juntamente com a igreja local. Atualmente, um mural localizado na avenida Raimundo Pereira de Magalhães representa (em imagens Graffiti Art) o monumento nas décadas de 1940, 1960 e 2000 (foto 2).

Neste contexto, a matéria "Parada de Taipas em destaque na série 'De olho na história'" publicada por Daniel no site da Associação Cantareira nos revela que o palanque era usado - desde então - em festas, procissões, atividades culturais e de lazer.
Posição do Coreto de Taipas dentro do bairro Jaraguá
Posição do Coreto de Taipas dentro do bairro Jaraguá
Foto2: Mural Local representa (em Graffiti Art) o Coreto de Taipas nas décadas de 1940, 1960 e 2000
Foto2: Mural Local representa (em Graffiti Art) o Coreto de
Taipas nas décadas de 1940, 1960 e 2000
Foto 3: Coreto de Taipas nos anos 1960 (no canto esquerdo). Foto: acervo Associação Cantareira
Foto 3: Coreto de Taipas nos anos 1960 (no canto esquerdo).
Foto: acervo Associação Cantareira
Conforme o Projeto de Lei 01-0350/2006 (que visa transformar a Parada de Taipas em um distrito) publicado no site da Câmara Municipal de São Paulo, o Coreto de Taipas foi reformado em 2003. "Símbolo da história da região, estimulou ações culturais, educativas e atraiu os moradores para o lazer ao ar livre", lê-se no conteúdo do plano.

O mesmo documento denomina a referida edificação como "Patrimônio Histórico", contudo, apesar de sua importância cultural para o bairro Jaraguá, não há qualquer menção no arquivo online do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) que valide tal denominação.

Hoje (outubro de 2016), moradores de rua ocupam o Coreto de Taipas.
Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. Pena que virou moradia de pessoas em situação de risco

    ResponderExcluir
  2. Virou uma região muito perigosa e largada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário