Cantareira Norte Shopping ganha prêmio de arquitetura corporativa

O Cantareira Norte Shopping  - juntamente o grupo Collaço E. Monteiro Arquitetos Associados, que o projetou - recebeu, em cerimonial ocorrido no dia 18 de outubro de 2016 no Trivoli Hotels, em São Paulo, o XIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

Cantareira Norte Shopping ganha o Oscar da arquitetura corporativa. Imagem: acervo Collaço E. Monteiro Arquitetos Associados
Cantareira Norte Shopping ganha o Oscar da arquitetura corporativa.
Imagem: acervo Collaço E. Monteiro Arquitetos Associados

Criado pela Flex Eventos, este prêmio é um tipo de Oscar da Arquitetura em território nacional concedido ao arquiteto ou escritório de Arquitetura e ao cliente corporativo ou gerenciadora da obra que tiverem a maioria dos votos em uma comissão de jurados formada por grandes nomes da área de construção civil.

O projeto do Cantareira Norte Shopping foi o primeiro no Brasil (no ramo de shoppings) a usar o sistema Building Information Modeling (BIM), que permite planejar a construção e o gerenciamento da obra com mais eficiência e, assim, gerar mais economia ao longo do tempo.
  • Leia também:
Esse sistema possibilitou aos projetistas criarem soluções e inovações para antes, durante e depois da obra, tais como:
  • Menor uso de mão de obra;
  • Menor uso de materiais;
  • Maior eficiência energética com uso da quantidade adequada de leds e com o posicionamento ideal de cada um deles dentro do edifício;
  • Maior eficiência hídrica com a captação da água do ar condicionado, da chuva e de poço artesiano para uso nos sanitários, torres de resfriamento e jardins do centro comercial;
  • Tratamento total do esgoto gerado no local.
Além de proporcionar uma economia de 25% em materiais e em horas de trabalho, tais soluções têm gerado um potencial de aproximadamente 50% em economia de água nas dependências do empreendimento.

O Cantareira Norte Shopping foi inaugurado em abril de 2016 no número 11.001 da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, dentro do bairro Jaraguá, na periferia de São Paulo.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários