Parques do distrito Jaraguá: 4 realidades e 2 promessas

O Distrito Jaraguá conta atualmente com 4 parques e 2 promessas de parques.

Todos contam com ampla oferta de área verde.

Alguns têm mais e outros com menos estrutura.

Conheça um pouco de cada um deles a seguir:

  • Parque Estadual do Jaraguá:

    • O Parque Estadual do Jaraguá (PEJ) é famoso por abrigar o Pico do Jaraguá (1.135 m), um dos lugares mais altos da cidade de São Paulo ao lado do Pico do Papagaio (1.127 m) e do elevado das Torres Parque Taipas (+/-1.211 m).

      O PEJ é uma unidade de conservação criada em 3 de maio de 1961. Possui 492,68 hectares de Mata Atlântica. Conta com quadra, playground, concha acústica e vários motivos culturais. Tem diversas trilhas, sendo a mais famosa a do Pai Zé.

      Localização: rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa.

Trilha do Pai Zé, no PEJ. Foto: Marinaldo Pedrosa
Trilha do Pai Zé, no PEJ.
Foto: Marinaldo Pedrosa
  • Parque Senhor do Vale:

    • Oficialmente fundado em 2008, o Parque Senhor do Vale conta com 22.000 m² nos quais estão instalados jardins, quadra poliesportiva, minicampo de terra e quiosques. Ele possui extensa área gramada e árvores como eucaliptos, cedros e figueiras, entre outras.

      Uma associação de moradores costuma realizar atividades educativas, culturais e esportivas no local. Essa associação mantém comunicação com o público por meio de um blog e de uma fanpage no Facebook.

      Localização: rua Blas Parera, 487, - Parque Nações Unidas.
Parque Senhor do Vale. Foto: acervo PMSP
Parque Senhor do Vale.
Foto: acervo PMSP

  • Parque Linear Córrego do Fogo:

    • O Parque Linear Córrego do Fogo foi criado em 2008. Ele tem esse nome porque está sediado às margens do Córrego de Fogo (afluente do Ribeirão Perus). Possui 30.000 m² de área verde onde as pessoas podem descansar e se divertir.

      Esse lugar conta com pista de corrida, quadras poliesportivas e pista de skate. Ele também tem um playground para crianças e uma área com bancos e mesas. Sua vegetação é composta por aroeiras, paineiras, etc.

      Atualmente, este parque está interditado. Sobre ele está sendo construído o CEU Pinheirinho D'Água. A obra foi iniciada em 2017 e deveria ter sido entregue em 2018, mas continua inconclusa.

      Localização: no encontro da Estrada de Taipas com a rua Camilo Zanotti - Parque Nações Unidas.
Parque Linear Córrego do Fogo. Foto: acervo PMSP
Parque Linear Córrego do Fogo.
Foto: acervo PMSP

  • Parque Pinheirinho D'Água:

    • Com uma área de 251.000 m², o Parque Pinheirinho D'Água é o segundo maior do distrito Jaraguá, atrás apenas do PEJ. Assim como este último, ele conta com vegetação remanescente da Mata Atlântica.

      Concebido em 2001, o Pinheirinho D'Água possui pista de caminhada, playground, quadras poliesportivas, campo de futebol e espaço cultural onde são realizados os eventos do Casarão Arte Livre, dentre outros recursos, além de ciclovia na entrada.

      Localização: Estrada de Taipas, s/n - Jardim Rincão.
Parque Pinheirinho D'Água. Foto: acervo PMSP
Parque Pinheirinho D'Água.
Foto: acervo PMSP

  • Parque Bordas da Cantareira:

Bordas da Cantareiras Núcleo Taipas.
Foto: Marinaldo Pedrosa

  • Parque Alcides Motta:

    • O lugar denominado atualmente como Bosque Francisco Bazin e popularmente chamado como "Buracão" ou "Quadrinha da D'Abril" poderá ter seu nome mudado para Parque Alcides Motta, em breve.

      Dotado de pistas de corrida e ciclismo, quadra de areia e campinho de terra, playground, áreas de estar, aparelhos de ginástica para idosos e ampla vegetação, esse local é uma das melhores áreas de lazer dos moradores da Cidade D'Abril e vilas adjacentes.

      Localização: rua Guilherme Branca, 1 - Cidade D'Abril.
Futuro Parque Alcides Motta.
Foto: Marinaldo Pedrosa
Agora que já conhece um pouco mais os parques do distrito, escreva nos comentários abaixo o que você acha da estrutura deles e o que pensa que poderia melhorar.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. Muito boa a explicação
    Sou professora de Geografia e preciso de informações sobre a micro bacia de Pirituba/Jaraguá e acabei encontrando essas informações. Parabéns pelo trabalho e se puder me indicar mais informações sobre os córregos eu e meus alunos seremos gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado! Neste mesmo blog tem um artigo sobre o Ribeirão das Lavras, que nasce no Pico do Jaraguá. Procure por ele nas buscas do blog. Leia também o artigo sobre reuniões da prefeitura regional. Participe das reuniões mensais. Lá você terá a oportunidade de conversar com o técnico da Sabesp, Reginaldo Prado, que conhece bem os córregos locais. Além disso, no canal do Jaraguá SP no YouTube tem um vídeo sobre uma cachoeira do Jaraguá/Vila Aurora que virou esgoto.

      Excluir
  2. O que vc tem de imagens e informações sobre o parque linear novo entre Perus e Jaraguá?

    ResponderExcluir

Postar um comentário