TV Cultura exibirá longa-metragem produzido na Terra Indígena Jaraguá

A TV Cultura vai exibir neste sábado, 22 de julho de 2017, o filme ficcional "Avaxi Para'i: semente (2016)" dirigido pelo co-CEO da produtora Travessia Filmes, Vinicius Toro. O longa-metragem, que tem classificação "Livre", vai ao ar no programa Cine Brasil a partir das 23h30 (confira a grade de programação da emissora).

O projeto de produção do telefilme "Avaxi Para'i: semente" foi premiado pelo Proac Editais
O projeto de produção do telefilme "Avaxi Para'i: semente" foi premiado pelo Proac Editais

A obra - filmada nas aldeias da Terra Indígena (TI) Jaraguá - conta a história de uma garotinha índia chamada Pará, que casualmente encontra pela primeira vez em sua vida a semente colorida de milho guarani tradicional, a qual tenta plantar e cultivar.
O impulso para plantar a semente e cultivá-la é o chamado à aventura da pequena guarani. Logo, porém, surgem diante dela obstáculos como o espaço natural encurtado pela expansão da cidade grande e a poluição ao redor, que dificultam seus planos (vide vídeo/teaser a seguir).


Enquanto a menina tenta descobrir como levar adiante o seu projeto, ela começa a refletir sobre os motivos pelos quais é diferente de suas colegas de escola, tenta compreender o motivo pelo qual o pai dela vai a uma igreja Cristã e por que o seu povo (os guaranis) lutam por terra, entre outras coisas.

O Cine Brasil, da TV Cultura, que exibirá o filme, é um programa que tem como finalidade o oferecimento de um espaço ao melhor da produção e história cinematográfica brasileira. A cada semana o programa destaca novos filmes, diretores e atores do cenário nacional.

Conheça outros produtores/diretores e seus filmes sobre os índios guaranis do bairro Jaraguá, periferia de São Paulo, Brasil:

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários