Três filmes da Terra Indígena Jaraguá são selecionados para o Festival Internacional de Cinema Ambiental e de Direitos Humanos

Três documentários produzidos por índios guaranis na Terra Indígena Jaraguá, região noroeste de São Paulo, foram incluídos neste mês de janeiro de 2018 na lista de filmes a serem exibidos no tradicional Festival Internacional de Cinema Ambiental e de Direitos Humanos (Ecocine).

"Atrás da pedra: resistência tekoa guarani"  foi o primeiro filme  a documentar a demarcação de terras nas aldeias do distrito Jaraguá.  Imagem: acervo Thiago Carvalho
"Atrás da pedra: resistência tekoa guarani"  foi o primeiro filme
a documentar a demarcação de terras nas aldeias do distrito Jaraguá.
Imagem: acervo Thiago Carvalho
O primeiro deles, "Atrás da pedra: resistência tekoa guarani" (2015) foi produzido pelo jornalista Thiago Carvalho Wera Mirim (o Pequeno Trovão) em parceria com os jornalistas Guilherme Queiróz e Taís Oliveira como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo na Universidade Paulista. É um filme que aborda a luta dos índios contra a especulação imobiliária que visa a tomada das terras da Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra) localizada no Parque Estadual do Jaraguá.
Outro documentário, que se chama "Ribeirão das Lavras: um rio guarani" (2016), expõe o atual estado de calamidade em que se encontra um pequeno rio que nasce nas entranhas do Pico do Jaraguá, passa pela Tekoa Ytu (Aldeia da Cachoeira), muda de nome para Ribeirão Vermelho e deságua no rio Tietê. Ele foi dirigido por Carvalho em parceria com o professor Jam Jekupe.

Por fim, o filme "Maino'i: Opy Pyau Itakupe" (2017) (não disponível na web) produzido por Carvalho e pelo amigo Caio Tupã Mirim mostra como foi o processo de construção da primeira Opy'i (Casa de Reza) da aldeia Tekoa Itakupe.

O Ecocine é um festival de cinema criado em 1992 em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, no mesmo período em que ocorria a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92). Desde então, o evento tem sido realizado em várias cidades e estados brasileiros. Em 2017, o Ecocine integrou o 7º Paraty Eco Festival, ocorrido entre os dias 19 de outubro e 20 de novembro.

Acesse "Lista do Ecocine 2018" no site do Ecocine e confira os nomes dos filmes e dos diretores selecionados. A organização ainda não divulgou quais serão as datas e horários do evento em 2018 e das exibições de cada filme.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários