Como o Jaraguá inspirou o nome de um dos maiores hotéis de São Paulo

Às 18h do dia 22 de janeiro de 1954 - três dias antes de São Paulo completar 400 anos - inaugurava-se nas proximidades da rua Major Quedino com a rua da Consolação, no centro histórico da cidade, o Hotel Jaraguá, que inicialmente contava com 240 apartamentos, os quais ocupavam os 13 andares mais altos (do 9º ao 21º) de um prédio de mais de 80 metros de altura construído ali em 1948. A fundação do estabelecimento, que seria dicado ao alojamento de hóspedes ilustres, foi uma iniciativa do empresário judeu argentino, José Tjurs.

Hotel Jaraguá, o "senhor do vale" da hotelaria no centro histórico de São Paulo. Foto: acervo Accor Hotels
Hotel Jaraguá, o "senhor do vale" da hotelaria no centro histórico de São Paulo. Foto: acervo Accor Hotels

Com isso, o edifício que desde 1951 já era famoso por abrigar do 1º ao 8º andar a sede do jornalão O Estado de São Paulo (Estadão), da rádio e do estúdio Eldorado ampliava sua importância e entrava em uma época de ouro que perduraria por 20 anos, espaço de tempo em que o hotel passaria a hospedar celebridades nacionais e internacionais como as atrizes Sophia Loren, Ella Fitzgerald, Brigitte Bardot, Gina Lollobrigida e Ginger Rogers; os atores Alain Delon e Tony Curtis; o cineasta Frederico Fellini; a cantora Edith Piaf; o cantor Louis Armstrong; os roqueiros Mick Jagger e Raul Seixas; o empresário Henry Ford II; os políticos Robert Kennedy, Fidel Castro, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e Prestes Maia; o jornalista Carlos Lacerda; a rainha Elizabeth II e o astronauta e primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, entre outras.

Painel do Di Cavalcanti (1897-1976) produzido em 1953 para o Estadão, ainda hoje presente na fachada do prédio. Desenho representa o processo de fabricação do jornal impresso. Foto: acervo Jaraguá SP Post
Painel do Di Cavalcanti (1897-1976) produzido em 1953 para o Estadão, ainda hoje presente na fachada do prédio.
Desenho representa o processo de fabricação do jornal impresso.
Foto: acervo Jaraguá SP Post
De acordo com a matéria "O charme do Jaraguá no centro de São Paulo" publicada no site "São Paulo in Foco" editorado pelo jornalista Abrahão de Oliveira, o nome dado ao hotel fora influenciado por algo que os moradores do bairro de maior altitude da capital paulista conhecem bem, "na língua tupi a palavra quer dizer “senhor do vale” e tem relação direta com o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade com 1.135 metros de altura. O significado linguístico de Jaraguá inspirou os primeiros proprietários do hotel, que associaram o nome ao que seria o ponto mais alto da hotelaria", escreve.
  • Leia também:
Em 1976, o jornal Estadão deixou o prédio. Posteriormente, com a morte do fundador do hotel José Tjurs em 1977 e o surgimento de concorrentes, o empreendimento passaria por um período de vacas magras. Já em 1980, acabou sendo vendido para empresa curitibana Clímax e em 1998 fechou as portas. Contudo, no mesmo ano foi comprado pelo Sol Invest, grupo que na época era proprietário do Diário Popular que, por sua vez, ocupava os mesmos andares que antes eram do Estadão.

  O astronauta russo Yuri Gagarin (ao centro) deixa o Hotel Jaraguá.  Foto: Nicolau Leite/acervo Estadão
O astronauta russo Yuri Gagarin (ao centro) deixa o Hotel Jaraguá.
Foto: Nicolau Leite/acervo Estadão

O cantor Louis Armstrong no Hotel Jaraguá. Foto: Kioshi Araki/acervo Estadão
O cantor Louis Armstrong no Hotel Jaraguá. Foto: Kioshi Araki/acervo Estadão
Com a saída do Diário Popular anos mais tarde, os grupos Sol Invest e Six Continents investiram aproximadamente R$ 40 milhões no prédio transformando-o em um novo hotel, finalizado em 2004, mesmo ano em que a Accor Hotels - atual administradora - o comprou e o rebatizou com o nome Novotel São Paulo Jaraguá Conventions.

Referências:

ESTADÃO. Prédio do Diário Popular no centro de SP vai virar hotel. São Paulo: Estadão. Disponível em <http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,predio-do-diario-popular-no-centro-de-sp-vai-virar-hotel,20020226p15785>. Acesso em 09 dez.2017.

ESTADÃO. Prédio Hotel Jaraguá. São Paulo: Estadão, 2012. Disponível em <http://acervo.estadao.com.br/noticias/lugares,predio-hotel-jaragua,8305,0.htm>. Acesso em 09 dez.2017.

FOLHA DA MANHÃ. Inaugurado o Hotel Jaraguá. São Paulo: Folha da Manhã, 1954. Disponível em <http://acervo.folha.uol.com.br>. Acesso em 09 dez.2017.

FOLHA DE SÃO PAULO. Hotel Jaraguá fecha a porta sem o brilho de suas estrelas. São Paulo: Folha de São Paulo, 1998. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff09039838.htm/>. Acesso em 09 dez.2017.

SÃO PAULO IN FOCO. O Charme do Jaraguá No Centro de São Paulo. São Paulo: São Paulo in Foco, 2017. Disponível em <http://www.saopauloinfoco.com.br/hotel-jaragua/>. Acesso em 09 dez.2017.

XAVIER, Denise. Arquitetura Metropolitana. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2007.


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. há varios erros em suas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cite quais para que eu possa corrigir. Obrigado por participar com o seu comentário.

      Excluir

Postar um comentário