Jaraguá tem dois parques fechados pela SVMA como medida de prevenção contra a febre amarela

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) mantém 15 parques da zonas norte e noroeste da cidade (dois deles no bairro Jaraguá) fechados por tempo indeterminado desde a quinta-feira, 26 de outubro de 2017, com a finalidade de prevenir casos de febre amarela na região.

Uma das portarias do Parque Pinheirinho D'Água, por onde passa a única ciclovia (não clandestina) do distrito Jaraguá. Foto: Google Maps
Uma das portarias do Parque Pinheirinho D'Água, por onde passa a única ciclovia (não clandestina) do distrito Jaraguá. Foto: Google Maps

No Jaraguá foram interditados o Parque Pinheirinho D'Água, que fica na Estrada de Taipas, s/nº, no Jardim Rincão, próximo ao Cantareira Norte Shopping; e o Parque Senhor do Vale, localizado na rua Blas Parera, 487, a poucos metros da empresa Voith, no Parque Nações Unidas.

O maior deles, o Parque Pinheirinho D'Água, possui 251 mil m². Ele foi fundado em 2001 e hoje conta com vegetação remanescente da Mata Atlântica, fauna com múltiplas espécies de pássaros e borboletas, entre outros animais, pistas para caminhada, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground e vários outros recursos. No seu interior há um espaço cultural onde são realizados os eventos do projeto Casarão Arte Livre. Na frente de uma de suas portarias passa a única ciclovia do bairro que não é clandestina.
Já o Parque Senhor do Vale conta com 22 mil m², tendo sido fundado em 2008. A flora do lugar tem eucaliptos e gramados. A fauna possui insetos e pássaros variados como os bem-te-vis. Nele, os visitantes podem usufruir de quadra poliesportiva e áreas com jardins, entre outros atrativos.

Portaria do Parque Senhor do Vale. Foto: Google Earth
Portaria do Parque Senhor do Vale. Foto: Google Earth

Além desses dois parques também estão fechados na zonas norte e noroeste de São Paulo o Parque Anhanguera, Parque Linear Canivete, Parque Córrego do Bispo, Parque da Cantareira, Parque Horto Florestal, Parque Sena, Parque Lions Tucuruvi, Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima, Parque Jacintho Alberto, Parque Rodrigo de Gáspari, Parque Jardim Felicidade, Parque São Domingos e Parque Cidade de Toronto.

Segundo informações do Portal da Saúde, o vírus da febre amarela é transmitido por alguns mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes (no meio silvestre) e pelo mosquito Aedes aegypti (no meio urbano). A maioria dos 15 parques mencionados neste artigo foi interditada depois que macacos diagnosticados com febre amarela do tipo silvestre foram encontrados mortos no Horto Florestal e no Parque Anhanguera.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários