Uma árvore diferente: os paus-jacarés do Parque Estadual do Jaraguá

Ao longo de todo o Parque Estadual do Jaraguá (PEJ) é possível observar uma árvore que se destaca pela aparência peculiar do seu tronco. Essa espécie é o pau-jacaré (Piptadenia gomoacantha), árvore típica das matas de São Paulo, encontrada principalmente nas matas mais secas da cidade, perto do interior do Estado.

Pau-jacaré do Parque Estadual do Jaraguá. Foto: acervo Natasha Ceretti
Pau-jacaré do Parque Estadual do Jaraguá. Foto: acervo Natasha Ceretti
Ao olhar o seu tronco o motivo do seu nome se torna óbvio. Ela possui nos galhos novos uma crosta afiada parecida com a que existe nas costas do jacaré.

De uma beleza ímpar, a padronagem da casca acompanha até os mais finos ramos. Ela é considerada uma árvore de porte médio a grande e pode crescer de 15 a até 25 m de altura. Apresenta uma copa rala com folhas parecidas com a da sibipiruna. Seu crescimento é muito rápido, característico das espécies pioneiras. A título de curiosidade, uma espécie pioneira é aquela que surge primeiro em uma floresta desmatada.
Na época de sua floração, em setembro, a árvore da espécie pau-jacaré é muito procurada por abelhas. Já a sua frutificação atrai as aves. Por ser de rápido crescimento e muito adaptável é indispensável nos reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente.

Exemplar da espécie pau-jacaré do PEJ. Foto: acervo Natasha Ceretti
Exemplar da espécie pau-jacaré do PEJ. Foto: acervo Natasha Ceretti
Em São Paulo, as árvores desse gênero se tornaram raras. Atualmente elas podem ser encontradas mais em parques e áreas abertas. Essa espécie foi muito utilizada para lenhas, sendo a preferida dos lenhadores da São Paulo antiga por ser considerada uma das melhores madeiras para produção de calor.

Sua madeira serrada presta-se para acabamentos internos, armação de móveis, confecção de portas, painéis, brinquedos e embalagens. O seu plantio na arborização urbana e no paisagismo é quase inexistente, pois sua madeira é frágil podendo ocorrer queda de galhos em tempestades.
Enfim, não posso deixar de recomendar: vá conferir essa beleza natural! Há vários exemplares espalhados pelo parque principalmente na frente do Casarão Afonso Sardinha.

O Casarão Afonso Sardinha está localizado dentro do PEJ. Foto: acervo Natasha Ceretti
O Casarão Afonso Sardinha está localizado dentro do PEJ. Foto: acervo Natasha Ceretti
Fontes para mais informações sobre esta e outras árvores:
Sobre a autora:
Natasha Ceretti Maria Natasha Ceretti é mestre em Ciências (Saúde Ambiental) e doutoranda em Ciências pela FSP-USP. É bióloga pela UniSão Camilo.

Comentários