Aniversário do Jaraguá: 126, 69 ou mais de 500 anos?

O bairro Jaraguá completa 126 anos no primeiro dia de outubro de 2017, mas ninguém sabe dizer se essa contabilização está correta. Foram os moradores mais recentes que formaram tal opinião baseando-se na data de 1 de outubro de 1891, quando foi fundada na região a estação Taipas de trens da São Paulo Railway (SPR), cujo nome foi mudado na década de 1940 para estação Jaraguá, que por sua vez passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a partir de 1994.
Há, contudo, outra forma de contabilizar a idade deste bairro. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, o faz com base na data em que este foi oficialmente criado depois de ter sido desmembrado do território do distrito vizinho de nome Perus, em 1948. Segundo essa concepção, o Jaraguá teria 69 anos.

Esse lugar enquanto território habitado com este nome, porém, pode ter muito mais do que 69 ou 126 anos. Segundo textos organizados pelo historiador Wilson Alves de Castro no livro "Morro Jaraguá: o senhor dos vales", quando o minerador Afonso Sardinha chegou em 1580, e começou a extrair ouro em 1590, os índios que por aqui viviam já chamavam o local como "Yara-guá", palavra que deu origem ao nome do bairro e que segundo Teodoro Sampaio no livro "O tupi na Geografia nacional" significa "o vale do dono". Se levarmos em conta essa história, a região passa a ter a idade de 437 anos, no mínimo.
Gravura feita pelo mineralogista John Mawe (1764-1829) em 1812 mostra as lavras de ouro do Jaraguá. Esta é uma das mais antigas imagens da região.
Gravura feita pelo mineralogista John Mawe (1764-1829) em 1812 mostra as lavras de ouro do Jaraguá.
Esta é uma das mais antigas imagens da região. 
Antes de Sardinha colocar suas botas nessa terra, entretanto, outros desbravadores haviam estado no local. O historiador Wilson relata em seu já mencionado livro, por exemplo, que o minerador Luiz Martins havia avistado ouro e pedras verdes no riacho que hoje denominamos como Ribeirão das Lavras, em 1560. E bem antes disso, nos anos 1530, a coroa portuguesa havia enviado uma esquadra de demarcação de território à Ilha de São Vicente e, em 1500, Cabral havia descoberto o Brasil. Com base nos relatos que tais viagens e investidas geraram, os pesquisadores atuais em geral concordam que os Tupi-guaranis ocupavam o Planalto Paulista (onde está posicionado o Jaraguá) naquela época. Sendo assim, podemos especular que o Yara-guá existia desde então, o que faz sua idade aumentar para 517 anos.

A idade de 517 anos, contudo, é a maior que podemos estimar ao lugar, pois não se sabe se os guaranis eram seus ocupantes antes de 1500. Provavelmente, outros povos viveram aqui antes deles. Para se ter uma ideia disso, basta lembrar que no início dos anos 2000 arqueólogos encontraram 1.526 artefatos (durante as escavações do Rodoanel, nas proximidades da Riúma Mineração, dentro das fronteiras do distrito), alguns dos quais foram datados em 1290 d.C. e podem estar associados ao tronco linguístico Macro-Jê, rivais dos guaranis.
Por fim, o relatório "Projeto Rodoanel Mário Covas trecho oeste: programa de pesquisa e resgate do patrimônio arqueológico, histórico e cultural" sugere que grupos ainda mais antigos formados por caçadores coletores estiveram no Planalto Paulista antes mesmo de indivíduos dos grupos Tupi-guarani e Macro-jê, mas não se sabe que nomes eles davam (se é que davam nomes) para as localidades da referida extensão de terra.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários