Integrantes do Corujas Bike Team convidam ciclistas para o "Pedal Pico do Jaraguá"

Integrantes do Corujas Bike Team (CBT) organizam o "Pedal Pico do Jaraguá" e convidam os ciclistas de todos os cantos da Região Metropolitana de São Paulo e além para o evento. O passeio, que é gratuito, ocorrerá no dia 30 de julho de 2017 com saída pontualmente às 6h30 da Praça Presidente Kennedy, em Santo André.

"Gostamos de subir o Pico do Jaraguá por vários motivos, mas podemos destacar a famigerada subida de 4,5 km até o cume e a distância de aproximadamente 90 km (ida e volta) de Santo André como fatores preponderantes", diz o fundador do CBT, Levi Maximiano (44), "esse pedal é sempre uma boa oportunidade para melhorar o tempo na subida", completa.

Enfrentar a famigerada subida de 4,5 km é uma das coisas que mais motiva o CBT em suas cicloviagens ao Pico do Jaraguá. Foto: acervo Corujas Bike Team
Enfrentar a famigerada subida de 4,5 km é uma das coisas que
mais motiva o CBT em suas cicloviagens ao Pico do Jaraguá.
Foto: acervo Corujas Bike Team
De acordo com os organizadores, o passeio é indicado para ciclistas maiores de 18 anos que já estão acostumados com pedais de média distância, com ritmo de velocidade médio e com subidas fortes. Menores de 18 anos só poderão participar se estiverem acompanhados de responsável maior de 21 anos.

Ao longo do percurso, colaboradores do CBT abrirão caminho e orientarão os bikers. "Nossa maior preocupação é a volta", alerta Maximiano, "o momento de maior perigo é no trecho em que precisamos acessar a marginal Tietê a partir da Rodovia dos Bandeirantes. É quando nós organizadores ficamos mais tensos, pois ali os carros passam sempre em alta velocidade, o que dificulta a nossa travessia. Mas fora isso, esse pedal é muito bacana e está entre os nossos preferidos", explica.

Passeio do CBT terá aproximadamente 90 Km (ida e volta). Foto: acervo Corujas Bike Team
Passeio do CBT terá aproximadamente 90 Km (ida e volta).
Foto: acervo Corujas Bike Team
Maximiano diz que se houvesse uma ciclovia o passeio seria muito mais seguro. O bairro Jaraguá, por sua vez, até tem uma malha cicloviária mas, por enquanto, ela não se conecta com as ciclovias de outros distritos e nem com as do centro de São Paulo.

Os ciclistas também devem tomar cuidado ao longo da Estrada Turística do Jaraguá, que não possui calçadas e, por isso, as pessoas que circulam por lá a pé, de carro, bicicleta, moto, skate ou outro veículo disputam espaços muitas vezes encobertos por curvas fechadas. O artigo "Acidente fatal marca descida do Pico do Jaraguá" publicado no blogue "Amigos do Pedal" revela que em abril de 2017 um ciclista teve que desviar de uma maratonista na referida via, pegou um tachão, perdeu o controle e foi ao chão. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Integrante do CBT subindo a Estrada Turística do Jaraguá, a maior ladeira de São Paulo. Foto: acervo Corujas Bike Team
Integrante do CBT subindo a Estrada Turística do Jaraguá, a maior ladeira de São Paulo.
Foto: acervo Corujas Bike Team
Por essas e outras, a equipe CBT recomenda o uso de bicicleta revisada, bons freios, capacete, iluminação traseira e dianteira, além de outras boas práticas de segurança que você poderá ler na página do evento "Pedal Pico do Jaraguá", no Facebook.

O CBT foi fundado em 2015 por Maximiano em parceria com Sérgio Faccio com a ideia de fazer pedais esporádicos entre amigos, porém, o grupo cresceu de modo que os passeios passaram a se tornar mais regulares. Hoje, a equipe organiza em média três eventos por semana e passeios com percursos mais longos a cada 15 dias. Em abril, o time realizou o "Mega Pedal ABCDM 2017" que reuniu cerca de 450 ciclistas no ABC em comemoração ao Dia Mundial do Ciclista. De acordo com o EasyBikes, o CBT é o "Primeiro grupo de pedal com aplicativo próprio".

Leia mais histórias sobre ciclismo no bairro Jaraguá:
Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários