Voith global celebra 150 anos enquanto trabalhadores fazem greve em sua sede no Jaraguá

Fundada na cidade de Heidenheim em 27 de janeiro de 1867 por Friedrich Voith ao assumir a oficina de serralheiro de seu pai, Johann Matthäus, a Voith tornou-se ao longo dos 150 anos seguintes uma potência mundial nas áreas de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte e automotivo, nas quais possui mais de 4 mil patentes ativas.

Recorte do logotipo dedicado às celebrações de 150 anos da Voith no mundo
Recorte do logotipo dedicado às
celebrações de 150 anos da Voith
no mundo
Presente atualmente em mais de 60 países e em mais de 160 localidades ao redor do planeta, a empresa - que faturou 4,3 bilhões de euros no último ano - conta com 19 mil colaboradores sendo 2 mil deles no Brasil, muitos dos quais atuantes em sua sede inaugurada em 1966 no bairro Jaraguá, periferia de São Paulo, considerada a sua maior filial em todo o mundo.

Em 1964 foi realizada a primeira assembleia geral para a constituição da Voith no Brasil, cuja fábrica foi inaugurada em 1966, no bairro Jaraguá. Foto: acervo Voith
Em 1964 foi realizada a primeira assembleia geral para a
constituição da Voith no Brasil, cuja fábrica foi inaugurada
em 1966, no bairro Jaraguá.
Foto: acervo Voith
Neste ano de 2017, portanto, a Voith comemora seu 150º aniversário com o lema "Welcome to the next 150 years" (Bem-vindo aos próximos 150 anos, em português) com celebrações em todas as suas unidades, "o futuro espera-nos. Estamos ansiosos pela vinda do ano de aniversário em 2017, em que a nossa empresa familiar Voith fará 150 anos. São 150 anos de tecnologia que inspiraram gerações", publicou o presidente e CEO do Grupo Voith, Dr. Hubert Lienhard, na página dedicada às comemorações.


No dia 30 de janeiro de 2017, trabalhadores decidem que, a partir do dia 13 de fevereiro haverá greve na unidade Voith do bairro Jaraguá. Imagem: recorte de vídeo do BoxMídiaTV
No dia 30 de janeiro de 2017, trabalhadores decidem que, a
partir do dia 13 de fevereiro haverá greve na unidade Voith
do bairro Jaraguá.
Imagem: recorte de vídeo do BoxMídiaTV
Tirinha criada pelo jornalista Marinaldo Pedrosa
Tirinha criada pelo jornalista Marinaldo Pedrosa
O futuro breve, porém, não parece tão promissor, ao menos no que diz respeito à sua unidade do bairro Jaraguá, onde uma paralisação de funcionários está para acontecer por conta de demissões, terceirizações e precarizações do trabalho, cujos detalhes poderão ser lidos no artigo "Trabalhadores da Voith decidem entrar em greve a partir do dia 13 de fevereiro".

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários