Moradores do bairro Jaraguá tentam salvar Ipê-rosa antigo em risco de queda

Moradores do bairro Jaraguá cavam canaleta para impedir que as águas das chuvas passem sobre as raízes do ipê-rosa. Foto: acervo Mitsiotis
Moradores do bairro Jaraguá cavam canaleta para
impedir que as águas das chuvas passem
sobre as raízes do ipê-rosa.
Foto: acervo Mitsiotis
Uma equipe liderada pelo apicultor Nikolaos Argyrios Mitsiotis realizou, no dia 22 de janeiro de 2017, uma operação com a finalidade de salvar da queda um ipê-rosa de aproximadamente 50 anos e 15 metros de altura localizado no bairro Jaraguá.

A árvore está com as raízes expostas devido ao processo de erosão provocado pelas chuvas. O problema se sucedeu porque a rua Francisco C. Lavaredas onde ela está plantada não possui guias, o que faz com que as águas escorram sobre as suas bases.

"Abrimos uma canaleta para as águas correrem em linha reta, sem passar por cima das raízes do ipê", comenta Mitsiotis, que contou com a ajuda do Sr. Edson Luis Belluzzo e Sr. Luís Antônio Pires de Almeida para realizar o trabalho.


Em novembro de 2016 já havia sido publicado aqui no Jaraguá SP Post o artigo "Ipê-rosa antigo corre risco de queda na Vila Nova Jaraguá, diz pesquisador", que trata do assunto com vários detalhes, vale a pena ler. Na época, o jornalista que assina esta matéria enviou um comunicado ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que não realizou nenhuma ação no local desde então.


Ipê-rosa possui aproximadamente 15 metros de altura e está com as raízes expostas
Ipê-rosa possui aproximadamente 15 metros de altura
e está com as raízes expostas
Da esquerda para a direita, os srs. Mitsiotis, Belluzzo e Almeida. Foto: acervo Mitsiotis
Da esquerda para a direita, os srs. Mitsiotis,
Belluzzo e Almeida.
Foto: acervo Mitsiotis
No lugar há um campinho de terra onde crianças brincam com alguma frequência. Cansado de esperar, Mitsiotis decidiu tomar uma providência para evitar a evolução da erosão e a consequente queda da árvore.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários