Braddocks Team organiza pedal para iniciantes, intermediários e avançados no Jaraguá

Braddocks Team vem ao Jaraguá ao menos seis vezes por ano, onde realiza treinos com suporte de carro de apoio, mecânicos de bicicleta e monitores
Braddocks Team vem ao Jaraguá ao menos seis
vezes por ano, onde realiza treinos com suporte de
carro de apoio, mecânicos de bicicleta e monitores
A empresa especializada em viagens e treinos de ciclismo, Braddocks Cycling Team, vai realizar um pedal até o topo dos dois picos do Jaraguá no próximo dia 30 de outubro de 2016. O evento é aberto para qualquer pessoa com bicicleta em bom estado e preparo físico apropriado. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 60,00, que servirá para custear o carro de apoio, os mecânicos, os monitores e um piquenique.

Esse treino começará às 7 horas do referido dia na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, que fica próxima ao aeroporto Campo de Marte, em Santana, na região norte de São Paulo, de onde partirá um pelotão com 20 a 30 ciclistas portando bicicletas estradeiras e mountain bikes com nível de pedal iniciante, intermediário e avançado (acesse a página do evento no Facebook). "Vamos manter o grupo compacto em um ritmo controlado durante o deslocamento de ida até a entrada do Parque Estadual do Jaraguá, onde começa a subida para os picos", diz o programador Cícero Lourenço da Silva, 39 anos, que é sócio-fundador da empresa, "mas a subida é livre para cada um desenvolver o próprio ritmo e subir/descer quantas vezes desejar", explica.

O evento contará com um carro de apoio, que tem espaço para o resgate de até cinco bicicletas e trafega com ferramentas e pessoal capacitado para resolver pequenos problemas.

Carro de apoio tem capacidade para resgatar até cinco bicicletas. A equipe também conta com monitores que se comunicam via rádio durante todo o percurso
Carro de apoio tem capacidade para resgatar até cinco bicicletas.
A equipe também conta com monitores que se comunicam
via rádio durante todo o percurso
Como sabemos, a malha cicloviária já chegou ao Jaraguá, mas não conecta o distrito a outros bairros, o que dificulta a vida do ciclista que quer usar a bicicleta para o trabalho, passeio e/ou turismo. Isso, no entanto, não é um problema para Lourenço, "nós utilizamos apenas as ruas, avenidas e estradas, pois nosso grupo é grande, desenvolvemos frequentemente uma velocidade alta e precisamos de um carro de apoio por perto", esclarece.

Uma vez no topo dos picos do Jaraguá e do Papagaio, ambos com mais de 1.100 metros de altitude (os mais altos da cidade de São Paulo), os ciclistas farão uma parada de meia a uma hora para um lanche e contemplação da paisagem. Depois disso, eles retornam para o ponto de origem, em Santana.


A velocidade do pelotão é controlada até a entrada do Parque Estadual do Jaraguá. Deste ponto em diante, no entanto, cada integrante pode pedalar no próprio ritmo
A velocidade do pelotão é controlada até a entrada do Parque
Estadual do Jaraguá. Deste ponto em diante, no entanto, cada
integrante pode pedalar no próprio ritmo
Os ciclistas Braddocks Team não usam ciclovias, pois desenvolvem velocidades muito altas, o que a malha cicloviária não comporta
Os ciclistas Braddocks Team não usam ciclovias, pois
desenvolvem velocidades muito altas, o que a malha
cicloviária não comporta
Braddocks Team é uma empresa que se originou com amigos que gostavam de pedalar e que resolveram criar uma estrutura de apoio para os treinos. Aos poucos, o grupo percebeu que isso permitia aos ciclistas iniciantes uma evolução mais rápida e menos traumática, com mais informação e segurança. Hoje, com 25 anos de competição no ramo, a equipe organiza treinos e viagens no Brasil e no exterior.

"Levaremos um grupo para pedalar no Rio de Janeiro em novembro de 2016 e iremos pela quinta vez para a França em 2017, onde participaremos da L’Étape du Tour (maior prova de ciclismo amador do mundo) em um dia de corrida idêntico a uma etapa do Tour de France do respectivo ano", diz Lourenço, "em 2017 serão 178 km com 3.600 m de ascensão acumulada, o equivalente a subir de Santos a São Paulo cerca de cinco vezes, mas com subidas muito mais íngremes", completa.

Para fazer a sua inscrição neste pedal/treino do dia 30 de outubro de 2016 no Jaraguá acesse a fanpage Braddocks Team no Facebook e fale com o Lourenço ou outro sócio-fundador da empresa via Messenger.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários