Universidade Federal de São Paulo realiza saída fotográfica ao Pico do Jaraguá

Unifesp organiza saída fotográfica ao Pico do Jaraguá
Unifesp organiza saída fotográfica ao Pico do Jaraguá
* ESTE EVENTO HAVIA SIDO CANCELADO TEMPORARIAMENTE EM DECORRÊNCIA DE PREVISÃO DE CHUVA. AGORA ELE FOI REMARCADO PARA O DIA 29 DE OUTUBRO DE 2016.

O Núcleo de Fotografia Científica (NFC) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema, vai realizar, no dia 15 29 de outubro de 2016, às 8h, uma saída fotográfica ao Pico do Jaraguá. O evento é grátis e aberto para apenas 20 pessoas.

Apesar de as 20 vagas já terem sido completadas, os organizadores do encontro abriram uma lista de espera cujos integrantes poderão ser acionados caso algum ou alguns dos inscritos desistam de participar.

Para inserir o nome na lista de espera, o interessado deve:

  • Pedir solicitação de entrada e ser aprovado no grupo Núcleo de Fotografia Científica, no Facebook;
  • Enviar o nome completo, idade, número de celular para contato, modelo da máquina fotográfica e/ou do celular a ser usado no evento, juntamente com a resposta à pergunta "o que levou você a se interessar por esta saída fotográfica?" para o e-mail <unifesp.nfc@gmail.com>.
De acordo com a coordenação do NFC-Unifesp, os dados enviados pelos interessados não serão expostos em público e servirão tão somente para controle do evento. "Por exemplo, usaremos o número de celular para criar um grupo no WhatsApp e facilitar a comunicação", escreveram os organizadores na página "Saída Fotográfica - Pico do Jaraguá".

O NFC é um programa de extensão universitária da Unifesp, o qual é destinado ao estudo e à pesquisa científica da fotografia, "nossa proposta é constituirmos um núcleo de fotografia com temática científica no Campus Diadema, que ofereça mais uma opção de ciência e cultura aos alunos e à comunidade", publicaram os administradores na descrição do grupo.

O Pico do Jaraguá (1.135 m) e o Pico do Papagaio (1.127 m) estão localizados dentro do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), na Vila Chica Luisa que, por sua vez, é um dos vilarejos que compõem o bairro Jaraguá.

De cima dos dois elevados é possível reconhecer diferentes lugares da terra da garoa e de outros municípios, tais como esse Cristo de braços abertos que está posicionado no Morro do Cabelo Branco, dentro da cidade de Caieiras (vide vídeo):




O Morro do Cabelo Branco e seu cristo de braços abertos faz parte do cenário da cidade de Caieiras (foto). No vídeo publicado anteriormente é possível ver tanto o morro quanto a estátua só que filmados a partir de um dos mirantes do Pico do Papagaio/Pico do Jaraguá  (12 quilômetros de distância).
O Morro do Cabelo Branco e seu Cristo de braços abertos faz
parte do cenário da cidade de Caieiras (foto).
No vídeo publicado anteriormente é possível ver
tanto o morro quanto a estátua só que filmados a partir
de um dos mirantes do Pico do Papagaio/Pico do Jaraguá
(12 quilômetros de distância).
Além de ser o ponto mais alto de São Paulo e de receber três vezes mais raios descendentes do que as demais localidades do município, o Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos.

O PEJ possui também área de lazer com quadra, playground, trilhas e quiosques, além de atrações culturais como o Casarão Afonso Sardinha, que foi construído pelo referido bandeirante em 1580.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários