Mooca vem ao Jaraguá para treino de corrida

O grupo Corrameu foi fundado pelo ex-jogador de futebol de salão do Corinthians, Wilson Sacramento
O grupo Corrameu foi fundado pelo ex-jogador de
futebol de salão do Corinthians, Wilson Sacramento
Ao menos 15 corredores do tradicional bairro da Mooca (todos eles integrantes do grupo de corrida Corrameu) virão ao Jaraguá no domingo, 25 de setembro de 2016, para a realização de um treino no trecho da Estrada Turística que conduz ao topo dos picos do Jaraguá e do Papagaio.

Grátis e livre para todos os públicos, esse evento começa às 5h45 no Posto Ipiranga localizado no cruzamento da avenida Paes de Barros com a rua Juventus, de onde os integrantes partirão de carro até o Jaraguá. O horário de chegada no sopé dos elevados é por volta das 7h.

"A expectativa é grande para esse treino, pois sabemos das dificuldades", diz o executivo de contas e gerente do grupo Corrameu, Klaus Bossa dos Santos, "porém, a galera está focada nessa aventura", conta.

De acordo com Santos, a ideia é basicamente a de reconhecimento do trajeto, já que é a primeira vez que o grupo vem ao bairro Jaraguá. "Não temos um pace [tempo que se leva para percorrer um quilômetro (min/km)] definido. Nós vamos no ritmo da galera. Alguns vão correr e outros caminhar, mas todos nós vamos com a intenção de nos divertir", almeja.

Os mooquenses da Corrameu
Os mooquenses da Corrameu
O grupo Corrameu foi fundado em 2010 pelo ex-jogador de futebol de salão do Corinthians, Wilson Sacramento, que queria reunir amigos em torno de uma atividade que pudesse dissipar o estresse do dia a dia. "O nome é algo bem italiano, uma homenagem ao nosso bairro da Mooca. Os mooquenses costumam dizer 'Orrameu', então, para 'Corrameu' foi um pequeno passo", revela Santos.

A equipe conta atualmente com 30 integrantes (a maioria moradores da Mooca) e sete patrocinadores, os quais ajudam os corredores a montar uniformes para corridas no Brasil e no exterior. Santos, por exemplo, já correu a Major Marathon (Maratona de Chicago), em 2015. Outras façanhas do grupo foram:

  • Maratona do Rio de Janeiro
  • Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro
  • Maratona de São Paulo
  • Meia Maratona de Florianópolis
  • Revezamento Ayrton Senna
  • Meia Maratona de São Bernardo do Campo
  • São Silvestre
  • Deserto do Atacama
  • K21Series - Pico do Urubu e Serra do Japi
  • Revezamento 75km Bertioga-Maresias
Os dogs também fazem parte da equipe
Os dogs também fazem parte da equipe
Periodicamente, o Corrameu realiza treinos de ida e volta da Mooca até o Parque do Ibirapuera, Parque da Água Branca, Parque do Piqueri e Parque da Juventude, entre outros lugares da cidade de São Paulo e arredores.

Os serviços de previsão do tempo alertam para a possibilidade de pancadas de chuva esparsas no dia desse evento. Nunca é demais lembrar que além de receber três vezes mais raios descendentes que as demais localidades do município, o Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos. Por isso, em caso de tempestade, o ideal é se abrigar junto com os guardas dentro da cabine de informações no topo do elevado e descer somente depois que as nuvens do tipo cumulonimbus se dissiparem.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários