Bairro Jaraguá tem serviços de Psicoterapia gratuitos

CEU e CAPS Pirituba/Jaraguá contam com atendimento psicoterápico grátis para jaraguenses
CEU Pêra e CAPS Pirituba/Jaraguá contam com
atendimento psicoterápico grátis para jaraguenses
Os moradores do bairro Jaraguá, São Paulo, podem contar com ao menos dois serviços grátis de Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos. Um funciona dentro do distrito e outro no distrito vizinho de Pirituba.

A opção de atendimento mais distante é denominada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que conta com várias unidades no Brasil. Os CAPS foram instituídos pela Portaria/SNAS nº 224 de 29 de Janeiro de 1992, a qual estabelece que um centro do tipo deve ter uma equipe técnica com no mínimo:

  • 1 médico psiquiatra
  • 1 enfermeiro
  • 1 psicólogo
  • 1 assistente social
  • 1 terapeuta ocupacional

Ainda, conforme a mesma Portaria, as unidades CAPS devem incluir as seguintes atividades:


  • atendimento individual medicamentoso, psicoterápico, orientações;
  • atendimento em grupos;
  • visitas domiciliares;
  • atendimento à família;
  • atividades comunitárias;
  • refeições aos pacientes que usam o serviço por 4 ou mais horas.

De acordo com informações divulgadas pelo site da Associação Clínica Analítico-Comportamental Infantil, Adolescente e Adulto (Acacia), a unidade CAPS Pirituba/Jaraguá é modalidade "II", isto é, destina-se às pessoas com doenças mentais persistentes.

O CAPS Pirituba/Jaraguá fica na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 5214, a apenas 500 metros da estação Pirituba de trens da CPTM. O telefone de contato do CAPS Pirituba/Jaraguá é (11) 3974-9122. Convém ligar antes para saber sobre vagas disponíveis, serviços e características gerais de atendimento.

Já a opção mais perto fica no CEU Pêra Marmelo localizado na rua Pêra Marmelo, 226, no bairro Jaraguá, precisamente na Vila Aurora, distante 600 metros da estação Vila Aurora de trens da CPTM. Esse serviço é fruto de uma parceria entre o CEU Pêra e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ipanema, com o apoio da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DRE-PJ) e da Prefeitura de Sã Paulo.

Os atendimentos no CEU Pêra são realizados na Biblioteca /Sala Multimeios da instituição, nos seguintes dias:
  • Quarta-feira (das 10 às 11h30): adultos a partir de 19 anos;
  • Quinta-feira (das 10 às 11h30): pré-adolescentes de 12 a 14 anos;
  • Sexta-feira (das 10 às 11h30): adolescentes de 15 a 18 anos.
Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um dos pais ou responsável legal. As inscrições são realizadas sempre nos dias de psicoterapia, com a psicóloga Hellen. Para mais informações, ligue (11) 3948-3959.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. O atendimento psicológico no céu para adultos, nas quartas-feiras, precisa ser agendado, ou pode chegar lá e espetar atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para tirar dúvida sobre esse tipo de detalhe, entre em contato com o CEU Pêra via telefone (11) 3948-3900 ou pelo Messenger disponível na página https://www.facebook.com/ceupera/

      Excluir
  2. Sobre atendimento no CEU Pera Marmelo para adolescentes TEM pronto atendimento ? Ou tem que marcar horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei tem que marcar pelo SUS (Posto de Saúde, UBS). No CEU não tem atendimento individual e nem pronto atendimento atualmente. O atendimento lá é só em grupo.

      Excluir
  3. Em Pirituba atende autista de 7 anos .
    Onde fica

    ResponderExcluir

Postar um comentário