Expedição Brooklin-Jaraguá traz 45 ciclistas ao bairro

Expedição Brooklin-Jaraguá
Expedição Brooklin-Jaraguá
Na manhã deste sábado, 6 de agosto de 2016, 45 ciclistas partiram do Brooklin Bike Café localizado na rua Pensilvânia e pedalaram até o Jaraguá, o bairro mais alto da cidade de São Paulo, na expedição denominada "Conexão Brooklin/Pico do Jaraguá", organizada pela Agência CRIA Cicloturismo.

Para fotografar o evento, parti a pé da minha casa situada no vilarejo Cidade D'Abril até a Estrada Turística, onde encontrei com o grupo na subida, dois quilômetros além da base da montanha. A esta altura, eles já haviam pedalado aproximadamente 30 quilômetros.

Depois de alguns cliques, percebi que uma das participantes estava com problemas. Parada na lateral da estrada, ela apresentou-se como Tatiane Ernane de Souza.

- Pode me chamar de Penélope - ela disse.


Penélope, a guerreira, e os ciclistas/mecânicos tentando recuperar a bike
Penélope, a guerreira, e os ciclistas/mecânicos tentando recuperar a bike
A corrente da bike da Penélope havia ficado presa entre o cassete e o cubo. Pouco a pouco, outros ciclistas começaram a parar para tentar ajudar sem, no entanto, obter sucesso. Enquanto as tentativas de manutenção ocorriam, a maioria de nós - preocupados com a situação - tentava fazer a garota voltar para casa.

- Moça, chama o Uber - alguém aconselhou.

- Não, obrigada.

- Moça, olha o táxi - apontei para o carro que passava ao nosso lado.

- Não, obrigada.

- Moça, estou voltando para o Brooklin de carro. Você quer carona? - um rapaz lhe convidou.

- Não, obrigada.

A verdade é que a moça estava decidida. Era a sua primeira vez no Pico do Jaraguá e não iria desistir assim tão fácil. Recordou-se de outro pedal, para Aparecida do Norte, no qual sua bicicleta havia quebrado no quilômetro 16, o que a obrigou a pedalar 144 quilômetros com uma única marcha. Os 2,5 quilômetros restantes da Estrada Turística do Jaraguá, portanto, não eram nada perto daquela experiência.

Quinze minutos após a quebra, restaram três ciclistas/mecânicos em torno da bike cor-de-rosa da Penélope. Eram eles o Fagner Saturno (organizador da expedição), o Daniel Arruda (do Brooklin) e o Dr. Frederico (de Pirituba).


Uma corrente presa, uma gancheira quebrada e uma história para contar
Uma corrente presa, uma gancheira quebrada e uma história para contar
Eles conseguiram desprender a corrente, mas tiveram que tirar também o câmbio, pois a gancheira havia se partido. No fim, os três conseguiram colocar a bicicleta para funcionar, mas com apenas uma marcha, o suficiente para Penélope completar a expedição. Confira no vídeo:




Assim, os ciclistas subiram a montanha, em cujo topo puderam contemplar cenários como estes:



Após o downhill (monte abaixo), os 45 turistas se reagruparam na base.

- Queremos fazer esse passeio ao menos uma vez por mês - revela Saturno.

"Nada mau", pensei. Se a montanha não vai ao Brooklin. O Brooklin vem até a montanha.


Os ciclistas do Brooklin após downhill no Pico do Jaraguá
O grupo depois do downhill no Pico do Jaraguá
Após um breve descanso, os ciclistas partiram de volta para casa e a Penélope pedalou mais trintinha com uma marcha só:




Todos os sábados e domingos, o Jaraguá recebe a visita de ciclistas provenientes dos mais diversos lugares da capital paulista e até de outras cidades. Quem gosta de pedalar também pode aproveitar outros eventos do bairro como o Cultura & Conceito (que reunirá mais de 150 artistas urbanos no dia 21 de agosto de 2016), o qual contará com uma apresentação do projeto Cultura de Bicicleta do coletivo CicloZN.
Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários